"Exibida, eu!?" - Uma análise dos looks de Miss Croft

Vamos falar sobre os trajes da nossa arqueóloga preferida! Este texto não serve para julgar os jogos em relação à diversão ou nenhum outro critério de qualidade. As informações contidas aqui servem apenas a título de curiosidade, analisadas e calculadas por um fã que gosta de observar os mínimos detalhes da franquia.

Em todos os jogos, é muito comum que a Lara mude de roupa de uma fase para outra, principalmente para se adequar ao clima ou mesmo para que o traje combine com o design da fase. A variedade de trajes vai desde um biquíni ousado até roupas térmicas para ambientes frios. Neste artigo, é analisado o nível de exposição do corpo da Lara em cada jogo, atribuindo uma pontuação para cada traje, dependendo se ele foi mais "ousado" ou mais "comportado". Acompanhe!


A análise começa com uma Tabela, na qual são atribuídas pontuações diferentes para cada parte do corpo de Lara que é exposta:


O cálculo é feito assim:

Considere qualquer jogo da franquia. Em cada fase do jogo, a Lara usa uma roupa. Essa roupa tem uma pontuação, que é a soma dos pontos consultados na tabela acima. No final, cada fase vai ter sua pontuação, e a pontuação total do jogo será a média aritmética de todas as fases. Observe que, se somarmos as pontuações "Parte da bunda", "abdome inteiro" e "decote exagerado", isso equivale a 100%, que é um biquíni (traje mais ousado da Lara). Em compensação, uma roupa que cobre todo o corpo da Lara (exceto braços, pescoço e cabeça, esses não entram no cálculo) equivale a uma pontuação de 0%.  No caso de fases em que é possível escolher o traje, foi considerado o traje principal. Jogos que têm roupas extras foram avaliados de duas maneiras: (1) considerando apenas as roupas principais de cada fase e (2) considerando todas as roupas extras de todas as plataformas.

Alguns exemplos das pontuações de trajes da Lara:


Como toda metodologia de cálculo possui uma margem de erro, é importante constatar esta: a própria tabela de pontuação. Atribuir pontos para cada parte do corpo constitui uma subjetividade que pode variar para cada indivíduo ou cultura. Os pontos da Tabela acima foram atribuídos arbitrariamente por mim, de acordo com o que eu julgo ser mais "ousado" ou não. Eles podem variar um pouco dentro do limite do bom senso, se atribuídos por outra pessoa. Além do mais, pequenas variações nas roupas também constituem margens de erro do cálculo. Exemplo: os shorts da trilogia LAU são levemente menores que os shorts dos três primeiros jogos da franquia, mas todos valem a mesma pontuação (considerei essas diferenças desprezíveis).

Resultados

Uma vez somadas as pontuações de todas as fases para todos os jogos, os resultados foram plotados num gráfico (Excel é vida), na ordem de lançamento dos jogos:
  

Esses valores representam uma média. Isso significa que, mesmo que um jogo contenha uma roupa mais ousada em uma determinada fase, isso não quer dizer que o nível de exposição de todo o jogo seja alto, pois as outras fases servirão para equilibrar essa média.

Vamos comparar o nível de exposição do corpo da Lara em alguns grupos de jogos:



Placar final

Vamos, agora, considerar a seguinte classificação do nível de exposição do corpo da Lara em cada jogo:


Para efeitos de visualização, o mesmo gráfico mostrado acima foi reorganizado em ordem decrescente:


Para completar a análise, utilizaremos um conceito estatístico chamado "média truncada”, também conhecida como "média aparada". Funciona assim: em cada jogo, vamos desconsiderar 12,5% das aparições mais “ousadas” da Lara, e também 12,5% das aparições mais “reservadas”. Esse conceito serve para remover “exceções” do jogo. Por exemplo: se a Lara aparece com uma roupa provocante uma única vez no jogo, essa aparição será desconsiderada no cálculo. Da mesma forma, se ela aparece com o corpo todo coberto uma única vez, isso também será desconsiderado. A principal vantagem da média truncada reside no fato de se retirar os valores mais extremos, tornando a estimativa da tendência central de maior qualidade. A aplicação da média aparada com remoção de 12,5% de cada extremo (totalizando 25% do jogo) serve para respondermos a seguinte pergunta: “O que a Lara usa nos 75% do jogo mais representativos?”, e a resposta desta pergunta nos dará algumas informações extras sobre os jogos.

O gráfico do nível de exposição do corpo da Lara, com média aparada, é mostrado a seguir:


Alguns jogos tiveram a pontuação reduzida nesse último gráfico. Para estes jogos, a exposição do corpo da Lara deve-se mais à ousadia de uma minoria de trajes do que à frequência com que eles aparecem. Toma-se como exemplo Tomb Raider Underworld, em que a Lara começa a primeira fase com um maiô, depois adquire shorts, mas no restante do jogo utiliza trajes que cobrem praticamente todas as partes do corpo. Em jogos como Tomb Raider 2, no entanto, a pontuação de média aparada é a mesma para a média normal, o que significa que a Lara mantém o nível de exposição do seu corpo mais ou menos constante durante todo o jogo, ainda que ela troque de roupa várias vezes.

Gostou? Comente o que achou desta análise, e diga se os resultados eram o que você estava esperando!


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