Os 13 tipos de fãs dentro da treta

Vamos falar de treta!



Refiro-me à treta suprema do fandom, a rixa sagrada, o combate incansável denominado: clássicos vs. reboot. É importante mencionar que este texto está repleto de ironias, então não leve nada para o lado pessoal!

Lara Croft Tomb Raider: A Origem da... Treta!


A discussão "clássicos vs. reboot" já acontecia em meados de 2006. Nessa época, rebootaram a franquia com Tomb Raider Legend, e, devido às modificações que fizeram no jogo, uma parcela de fãs disse que o Legend não era Tomb Raider de verdade — "como pode uma Lara sem trança?". Ainda hoje há páginas na internet afora convencidas de que Tomb Raider terminou em 2003, com a Lara gótica adentrando a escuridão.

Resultado de imagem para tomb raider angel of darkness end
Adeus, amada e adorada Core Design T.T

É claro que todos os fãs têm o direito de manifestar sua opinião, e ninguém é obrigado a gostar de nada. Infelizmente para muitos, as decisões criativas dos desenvolvedores não consideram a nostalgia dos jogos clássicos, mas o quanto eles acham que os novos jogos vão vender. Para eles, você é só um fã-boy/girl de merda.

Mais tarde, o mesmo ocorreu com o reboot de 2013, mas dessa vez as mudanças na franquia foram um pouco mais drásticas  convenhamos.

Imagem relacionada
"Good bye, mother. Rest in peace".
A nova Lara renovou as tretas do fandom: shorts vs. calças, pistolas duplas vs. arco e flecha, jogos de puzzle vs. jogos de ação, Lara sarcástica vs. Lara rebootada. Como se não bastassem assuntos para discutir, este período de tretas foi marcado por um importante fator que apimentou ainda mais a rixa entre fãs, elevando-a a um patamar quase moral: o problema da representatividade feminina de Lara Croft.

Uma das artes mostradas nos créditos finais de Tomb Raider 3 (1998).
A partir daí, só quem participou das discussões sabe que elas não se trataram apenas de mera comparação entre as diferentes épocas da franquia, mas também foi motivo de desacordos entre fãs. No entanto, agora que a trilogia reboot acabou, talvez a poeira tenha se abaixado, e podemos olhar para trás, aprender com os nossos erros, e  por que não?  rir um pouco de tudo isso!

Os tipos de fãs

Durante as tretas clássico vs. reboot (de 2013), me deparei com vários tipos de fãs. Então vou explicar de maneira bem-humorada quem são eles e como reagem à discussão. Devo lembrar que o objetivo aqui é o humor, então procure levar na esportiva. Eu já participei muito dessas discussões, mas agora tento fazer piada com isso para deixar as coisas mais brandas. Espero que você se divirta lendo! E se a carapuça servir, o problema não é meu hahahahahaha.

1. O Fã Calouro


Este é o fã que caiu de paraquedas na franquia logo após o lançamento do reboot de 2013. Ele não conhecia a Lara Croft de perto, mas gostou do novo estilo de jogo e virou fã número 1! Jogou o reboot primeiro e aos poucos foi conhecendo o restante da franquia.
Reação à treta: presencia as pessoas discutindo sobre qual Tomb Raider é o melhor, e normalmente só dá uma opinião ou ignora. Às vezes tenta manifestar suas preferências de maneira pacífica.

2. O Morno

Imagem relacionada

Para este tipo de fã, Tomb Raider é só um jogo a mais. Participa relativamente pouco do fandom, normalmente interage mais quando precisa de ajuda para passar de alguma fase.
Reação à treta: não está nem aí. Nem lembra que ela existe.

3. O Veterano Amigável

Resultado de imagem para all tomb raider

Conhece a franquia desde suas origens e ama todos os jogos indistintamente. Interage com o fandom desde a época em que a internet era discada e só podia ser usada no final de semana (senão a conta vinha cara).
Reação à treta: tenta apaziguar a situação, dizendo que todos amamos a mesma personagem: "Se o jogo tem a Lara Croft, é o que importa, gente!".

4. O Veterano Impaciente

Imagem relacionada

Igualzinho ao veterano amigável: gosta de toda a franquia igualmente, com a diferença de que não tem paciência para lidar com a situação.
Reação à treta: "Poxa, de novo essa mesma briga? Tanto faz se é trança ou rabo de cavalo, é a Lara Croft do mesmo jeito! Aff, vocês são chatos pra caralho! Cresçam!"

5. O Futurista

Imagem relacionada

É o tipo de fã que só vê qualidade num jogo se estiver em resolução 4K e a sessenta frames por segundo. Acha que Tomb Raider bom é o reboot e que os jogos antigos não têm muita importância.
Reação à treta: Gosta de falar de como seus jogos preferidos têm gráficos melhores e jogabilidade fluida, e frequentemente acusa os jogos antigos de serem difíceis ao extremo beirando o insuportável.

6. O Apropriador

Resultado de imagem para lara croft shadow angry

É o fã que se apropria do discurso feminista para colocar a Lara rebootada como a melhor em absolutamente tudo. Para ele, a Lara clássica se resume a biquínis, seios grandes e pistolas, mas na verdade ele nunca jogou os clássicos da franquia, ou jogou muito pouco. Frequentemente estabelece uma relação direta entre a qualidade do jogo e o tamanho das roupas da personagem.
Reação à treta: "Pistolas duplas? Tomara que nunca mais voltem! Tranças? Tampouco! Shorts? Nunca! A Lara não é mais vulgar".

7. O Rebootista Circunspecto

Imagem relacionada

Este fã prefere o reboot aos jogos antigos, mas não fica discutindo por qualquer coisa. Quando entra na treta, costuma ter bons argumentos e é bem convincente. Defende que tudo é uma questão de gosto e que boa parte das discussões sequer tem embasamento lógico. O rebootista circunspecto também pode usar do discurso feminista, mas costuma fazê-lo com coerência argumentativa.
Reação à treta: É educado e lida bem com a situação: "Eu penso que as mudanças da franquia foram necessárias para mantê-la ativa no mercado de jogos e atender a um público maior..."

8. O Old-School Cauteloso


Igual ao rebootista cincunspecto, mas com um gosto inverso: o Old-School Cauteloso prefere os clássicos, mas não fica caçando briga por aí. É decidido e costuma argumentar bem. Segundo ele, Tomb Raider nunca precisou "copiar" Uncharted para sobreviver no mercado de games, pois a franquia tinha uma identidade própria e era capaz de andar com as próprias pernas.
Reação à treta: Costuma ser educado, e frequentemente ressalta a originalidade dos jogos clássicos da franquia.

9. O Bonitão das (In)coerências

Resultado de imagem para lara croft bug

Este tipo de fã defende que os jogos atuais são melhores porque são mais "realistas" e "coerentes". Critica os blocos de 1 tonelada que a Lara empurrava nos jogos antigos, os pulos exagerados da personagem, a sua mira irrealisticamente impecável, etc., mas suas críticas só valem para os jogos clássicos. Também gosta de lembrar de quando a Lara usou shorts no frio do Tibete, mas não sabe nem em que jogo isso se passou. Não demonstra muito conhecimento sobre os jogos anteriores ao reboot, e talvez os tenha jogado muito pouco. Este fã costuma apoiar o Apropriador e frequentemente une forças com o Futurista para defender que "agora a Lara está mais humana, adequada e realista". 
Reação à treta: Sempre busca coisas realistas no seu jogo preferido para defendê-lo, mas ignora as absurdas. Seu principal elemento argumentativo são os "shorts na neve".

10. O Pet da Core Design

Resultado de imagem para sarcasm lara croft
"Se eu ganhasse um coco toda vez que um lunático dissesse algo como isto..."

Defende que Tomb Raider de verdade era na época da Core Design. Faz questão de chamar a Lara clássica de "Lara ORIGINAL" e a nova Lara de "Laraboot", a fim de distingui-las muito bem. Costuma zombar dos jogos da trilogia reboot e coloca os clássicos como supremos. É o(a) famoso(a) fã-boy/girl da Lara.
Reação à treta: Nunca deixa de manifestar sua preferência pelos jogos clássicos, e frequentemente faz uso de ironia e sarcasmo para colocar suas opiniões.

11. O Nostálgico Apoplético


É igual ao Pet da Core Design, só que bastante puto. Nunca aceitou o fato de que sua franquia preferida foi rebootada, e se sente pessoalmente ofendido quando falam mal da Lara clássica. Quando este fã se encontra com o Apropriador, a desgraça se inicia. A troca de textões torna a discussão cansativa para quem assiste. Somente o Veterano Amigável é capaz de lidar com essa situação.
Às vezes, o Apropriador e o Bonitão das (In)coerências unem forças para destruir os argumentos do Nostálgico Apoplético, o que o deixa à beira da insanidade.
Reação à treta: Debochado, defende a Lara clássica com unhas e dentes. Utiliza-se de sarcasmo no nível máximo, e de textões anti-lacração.

12. O Macho Alpha



É o fã que insiste que quer ver a Lara de seios grandes e shortinho porque, literalmente, deseja o seu corpo nu. É homem e heterossexual, e adora usar o Nude Mod nos jogos ou qualquer outro mod que se aproxime disso. Quando esse fã se encontra com o Apropriador, inicia-se uma discussão moral que transcende os assuntos do cotidiano.
Reação à treta: "Agora que os gráficos ficaram bons, eles colocam calças e diminuem os peitões? Sacanagem!".


13. O Little Monster

Imagem relacionada

Este tipo de fã quer ver a Lara Croft usar shortinho sim! Deseja uma Lara que performa poder através da sensualidade, igual à sua diva do POP preferida. Normalmente é homem e homossexual, e, portanto, o seu interesse na sensualidade de Lara não provém de uma atração sexual, mas na performance "girl power" da personagem. Quando este fã se encontra com um Apropriador, inicia-se a batalha de suas vidas, onde eles discutem qual peça de roupa é mais feminista: os shortinhos ou as calças. Às vezes, o Little Monster é confundido com um Macho Alpha pelo Apropriador, e quando isto acontece a discussão fica ainda mais calorosa.
O encontro do Little Monster com O Bonitão das (In)coerências, por sua vez, leva-os a discutir o que é mais importante em um jogo: usar uma peça de roupa adequada com o ambiente ou uma que atenda às expectativas estéticas de um designer de moda.
Reação à treta: Defende a Lara clássica a todo custo e não aceita as roupas de couro da Lara rebootada: "Mal gosto!". O sarcasmo também é bastante utilizado por ele.

-----------------------------------------------------------------------------

E então, você se identificou com algum tipo de fã ou com uma mistura deles? Seja sincero, hein?


Comente com o Facebook:

Comentários

Postar um comentário